+55 55 3431.2099 | 3430.1888 | 3430.1909

::: URGENTE ::: MAPA suspende importação de maçã, pera e marmelo oriundas da Argentina

Compartilhe!

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA publicou hoje a Resolução DAS 01/2019, que suspende o Plano de Trabalho que visava minimizar o risco associado à praga Cydia Pomonella para importação de peras, maçãs e marmelos originários da Argentina, que havia sido implementado pela Resolução nº 08/2015. Com isso a importação destes frutos, oriundos da Republica da Argentina estão suspensos até que o MAPA publique novas orientações sobre o procedimento para importação destes produtos.

Considerando cargas que já estão em trânsito, o MAPA confirmou que está permitida a importação de partidas das frutas acima mencionadas que foram certificadas até a data de 26/02.

A medida vem ao encontro de requerimentos realizados por entidades representantes dos fruticultores nacionais, tal como a Associação Brasileira de Produtores de Maçã – ABPM, onde já alertavam para a situação alarmante relacionada à ameaça fitossanitária relacionada pela importação de maçãs e peras da Argentina. Recentemente, após interceptações de 9 cargas com presença de Cydia pomonella, num curto espaço de tempo, o Sr. Sebastian Hernandez – Presidente da Federação dos Produtores de Frutas do Rio Negro e Neuquén, na Argentina, atribuiu tais interceptações ao manejo e tratamento inadequado dos pomares argentinos, por conta da dificuldade econômica dos pomicultores.

Abaixo integra da resolução 01/2019:

 

Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.


Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco