+55 55 3431.2099 | 3430.1888 | 3430.1909

1° Seminário da Saúde do Trabalhador é realizado pela UniMercosul

Compartilhe!

Entre os dias seis a dez de maio, a UniMercosul, realizou na sala de reuniões da Mercovia o 1° Seminário da Saúde do Trabalhador. Foram cinco dias com palestras realizadas por profissionais de diversas áreas, que abordaram assuntos de interesse dos colaboradores e convidados.

A ideia de realizar o evento partiu da necessidade de oferecer aos funcionários e parceiros da UniMercosul informações e um tempo de interação para refletir sobre a qualidade de vida. Sendo o Comercio Exterior um ramo de muita pressão é fundamental que os trabalhadores tenham uma vida equilibrada para evitar diversos problemas de saúde.

As atividades iniciaram na segunda-feira, 6, quando a fisioterapeuta Aline Faé apresentou o tema “Movimentos Profundos, gestos que curam, olhar além do que nossos olhos enxergam”. A profissional, que é Pós Graduada em Terapia Manual, Microfisioterapia e Leitura Biológica destacou vários aspectos da felicidade e como devemos enfrentar nossos medos.

“Devemos sempre enfrentar nossos medos. Gosto de dizer que é necessário dar a mão para o medo e seguir em frente”, disse Aline.

No segundo dia, a profissional de Educação Física Luciane Cipolat colocou os presentes para se exercitarem na parte externa do Centro Unificado de Fronteira (CUF). Além disso, todos os interessados puderam realizar uma avaliação por bioimpedância, onde foram informados sobre suas condições físicas atuais.

“Nós somos o nosso corpo, por isso devemos cuidar muito bem dele. É difícil começar, sair do comodismo e se mexer, mas, dando o primeiro passo, tudo é possível”, destacou Luciane.

Silêncio e meditação. Assim podem ser definidas as atividades desenvolvidas no terceiro dia do Seminário da Saúde do Trabalhador. A profissional de Educação Física e professora de Yoga e Meditação, Giovana Tambosi, apresentou aos colaboradores da Unimercosul e convidados o tema “Quietude, Silêncio e Auto-Observação”.

“Alimentação e Qualidade de Vida” foi o assunto do bate papo com a nutricionista e pós-graduada em Nutrição Clínica e Estética e Mestre em Ciências Farmacêuticas Vanessa Retamoso. A profissional apresentou várias dicas e esclareceu dúvidas.

“Nossa alimentação é parte essencial para uma boa saúde. Muitas pessoas querem emagrecer seguindo a dieta da moda, mas, isso não é necessário. Basta se alimentar corretamente para os resultados serem obtidos”, disse Vanessa.

No último dia do Seminário, a profissional de educação física Luciane Bidinoto, falou sobre “Superação e Disciplina”. Ela é diretora de projetos da Secretaria Municipal de Educação e presidente da Associação de Corredores de Rua Samborjense (ASCORS).

Através de relato pessoal, Luciane contou como as corridas mudaram sua vida. Destacou a força de vontade necessária para mudar de vida e seguir hábitos saudáveis.

“Lógico que vamos sentir dores e desconfortos, isso faz parte do exercício físico. Mas, tudo é suportável. E o resultado final, quando se alcança um objetivo, faz com que tenhamos forças para superar tudo”, contou a presidente da ASCORS.

Colaboradores da UniMercosul que fazem parte do grupo “Uni Running” também realizam um relato de suas experiências aos presentes.

“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua produção ou a sua construção. Quem ensina aprende ao ensinar, e quem aprende ensina ao aprender”,  a direção da empresa cita a mensagem de Paulo freire para resumir o evento.

Para o próximo ano se pretende realizar novamente o Seminário da Saúde do Trabalhador. Além disso, outras ações serão desenvolvidas ao longo do ano.


Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco